A importancia da prevenção da queimadura em crianças: aspectos emocionais


Muitas vezes não nos damos conta da gravidade da lesão causada pela queimadura. Porém, as queimaduras são consideradas um importante problema de saúde pública, pois dependendo da extensão e profundidade da lesão, o quadro pode levar o paciente à morte, perda de membros devido às amputações e limitações funcionais, acarretando danos de ordem emocional e social.

A queimadura é um trauma físico que se repercute como um evento emocional traumático a partir do momento que se apresenta extremamente doloroso, proporcionando desamparo, fragilidade e uma sensação iminente de morte.

A importância da previnção de queimaduras em crianças vai muito além, da dor e das dificuldades do tratamento. A lesão e as sequelas da queimadura podem desconfigurar o corpo, no caso do corpo infantil, a desconfiguração do corpo pode provocar sérias repercursões em seu processo de desenvolvimento.

Segundo Nasio (2009) “não somos nosso corpo em carne e osso, somos o que sentimos e vemos de nosso corpo” (p. 55). A imagem corporal que temos de nós mesmos é fundamental para constituição do nosso Eu, é a partir da imagem corporal, por meio das sensações e aparência que quando ainda muito pequenos começamos a compreender, perceber e fundar a nossa identidade.

É importante salientar que tanto na criança como no adulto o impacto da queimadura e da desconfiguração da imagem corporal provoca repercuções emocionais que precisam ser tratadas com muito cuidado. Porém, segundo Herman (1995) a criança queimada deve ser assistida a partir de suas especificidades principalmente com relação ao seu desenvolvimento devido ao maior risco que a mesma corre de distúrbios psicológicos posteriores.

Aos pais é necessário uma atenção redobrada, segundo o Ministério da Saúde o maior indice de acidente com queimadura ocorre entre crianças de zero a nove anos, com predomínio das queimaduras por substância quente, seguidas das causadas por fogo, objeto quente e substância química, na sua maioria dentro das próprias residências.

Por: Mariana Guedes Coelho

Psicóloga


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Telefones

(61) 3245.2003

(61) 9'9996.1418

Endereços
ASA NORTE

SMHN Qd. 2 - BL B - Salas 1003 e 1009 - 10° andar - Centro Clínico Cléo Octávio

ASA SUL

SGAS 614 sul - L2 - Edifício Vitrium - sala 144 - 1° andar (ao lado da faculdade IESB)