Telefones

(61) 3245.2003

(61) 9'9996.1418

Endereços
Sedes ASA NORTE
Sede ASA SUL

SMHN Qd. 2 - BL B - Salas 1003 e 1009 - 10° andar - Centro Clínico Cléo Octávio

SGAS 614 sul - L2 - Edifício Vitrium - sala 144 - 1° andar (ao lado da faculdade IESB)

© 2019 Todos os direitos reservados. Instituto Aliar , criado por 

A importancia da prevenção da queimadura em crianças: aspectos emocionais

March 9, 2016

 

Muitas vezes não nos damos conta da gravidade da lesão causada pela queimadura. Porém, as queimaduras são consideradas um importante problema de saúde pública, pois dependendo da extensão e profundidade da lesão, o quadro pode levar o paciente à morte, perda de membros devido às amputações e limitações funcionais, acarretando danos de ordem emocional e social.

 

A queimadura é um trauma físico que se repercute como um evento emocional traumático a partir do momento que se apresenta extremamente doloroso, proporcionando desamparo, fragilidade e uma sensação iminente de morte.

 

A importância da previnção de queimaduras em crianças vai muito além, da dor e das dificuldades do tratamento. A lesão e as sequelas da queimadura podem desconfigurar o corpo, no caso do corpo infantil, a desconfiguração do corpo pode provocar sérias repercursões em seu processo de desenvolvimento.

 

Segundo Nasio (2009) “não somos nosso corpo em carne e osso, somos o que sentimos e vemos de nosso corpo” (p. 55). A imagem corporal que temos de nós mesmos é fundamental para constituição do nosso Eu, é a partir da imagem corporal, por meio das sensações e aparência que quando ainda muito pequenos começamos a compreender, perceber e fundar a nossa identidade.

 

 É importante salientar que tanto na criança como no adulto o impacto da queimadura e da desconfiguração da imagem corporal provoca repercuções emocionais que precisam ser tratadas com muito cuidado. Porém, segundo Herman (1995) a criança queimada deve ser assistida a partir de suas especificidades principalmente com relação ao seu desenvolvimento devido ao maior risco que a mesma corre de distúrbios psicológicos posteriores. 

 

Aos pais é necessário uma atenção redobrada, segundo o Ministério da Saúde o maior indice de acidente com queimadura ocorre entre  crianças de zero a nove anos, com predomínio das queimaduras por substância quente, seguidas das causadas por fogo, objeto quente e substância química, na sua maioria dentro das próprias residências. 

 

Por: Mariana Guedes Coelho

Psicóloga

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square